Conheça os mais variados tipos de relógios criados ao longo dos séculos

 

Além do modelo tradicional de relógio, daqueles que você usa na parede e no pulso, há alguns outros. Esses podem fazer a contagem comum ou diferenciada. Conhecer os tipos de relógio é fundamental para quem gosta de entender também o funcionamento das horas. Veja os principais.

Relógio do Sol

Relógio do sol

 

Pode-se dizer que esse foi o primeiro modelo de relógio criado. Inventado pelos babilônicos, o relógio do sol é semelhante com o convencional, mas as horas são medidas de acordo com a posição do maior astro do planeta Terra. Ele possui uma haste em posição vertical, chamada de gnômon e fica presa à base do relógio.

A base em questão, possui os numerais dispostos – como em um relógio convencional -, que representam as horas marcadas, assim como os minutos. A medida que o sol se movimenta, a sombra do gnômon aponta para a hora e o minuto em questão.

 

Clepsidra

ClepsidraEsse já é um relógio bem diferente do que costumamos ver medindo as horas. O instrumento possui dois recipientes, um em altura acima do outro. Dentro do recipiente mais alto é colocada uma quantidade certa de água e a partir daí a agua cai em forma de gotas no recipiente mais baixo.

Associado ao primeiro recipiente também há uma escala na parede, contendo as horas. A medida que o nível da água vai diminuindo, o contador da escala também muda e a partir daí se mede o horário relacionado. A clepsidra também é chamada de Relógio de Água.

 

Ampulheta

AmpulhetaEsse é um modelo de relógio bem popular, mas nem todo mundo sabe utilizá-lo corretamente. A ampulheta também é chamada de Relógio de Areia e consiste em uma indumentária formada por dois cones, geralmente de vidro, que ficam unidos por suas pontas. É depositado uma quantidade de areia no cone superior e ela vai caindo gradativamente no cone inferior.

A ampulheta é um dos primeiros medidores de tempo, criada pela necessidade que se tinha em medir o tempo quando ainda não existiam relógios menores e que eram de fácil transporte. A quantidade de horas da ampulheta varia de modelo para modelo. Existem aqueles que são medidos de hora em hora, outros de 12 em 12 horas e alguns chegam a medir de 24 em 24 horas.

 

Relógio de Pêndulo

Relógio de penduloComo o nome já indica, esse relógio possui um pêndulo e ele vai caindo da base a medida que as horas passam. A medição é feita por um relógio convencional de horas e minutos gradativos.

Ele funciona a partir da energia liberada pelos ponteiros, de acordo com a posição em que estão.

 

Relógio de Pulso

Relógio de pulsoO relógio de pulso é o mais popular dessa lista. Você com certeza tem pelo menos um modelo e usa em seu dia-a-dia. Ele funciona através de uma bateria que é trocada temporariamente.

A energia dessa é liberada sob a forma de eletricidade e que faz um mecanismo associado aos ponteiros e hora e minuto funcionar gradativamente, no decorrer de um dia inteiro.

 

Então, quais desses modelos você conhece e tem?