O próximo horário de verão começa na noite de sábado de 15 de outubro de 2017
para domingo de 16 de outubro de 2017. Neste dia adiante seu relógio em 1 hora.

 

Durante os meses correspondente ao verão, alguns países ao redor do mundo fazem uso de um sistema horário diferenciado. Esse visa trabalhar o consumo econômico de alguns recursos, incluindo principalmente a energia elétrica. Para todos os dias desse período, os relógios são adiantados em 1 hora, levando em conta o fuso horário oficial do país.

Fuso horário no Brasil

No Brasil temos uma hora oficial, que é levada em conta a hora de Brasília. Contudo, o país inteiro possui 4 fusos horários que variam de menos 2 horas até menos horas. Por exemplo, em Roraima, existe uma diferença de 4 horas a menos, se levarmos em conta o horário oficial do país.

Regiões Favoráveis para o Horário de Verão

Apesar de o horário de verão poder se aplicado em qualquer estado, aqueles que estão mais distantes da Linha do Equador são mais favorecidos. Isso se dá porque na região em questão, os dias são mais longos do que a noite, durante todo o verão. Como o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde nesse período, haverá uma redução de custos de energia considerável para o governo.

Criação do Horário de Verão

Mas quem pensa que o horário de verão foi criado levando como base a economia da energia elétrica, está enganado. Ele foi, inclusive, inventado antes mesmo da luz existir. Foi Benjamin Franlin que sugeriu a antecipação das horas no ano de 1784.

A intenção era economizar o consumo da cera de vela, instrumento usado antigamente para iluminar as casas e ruas. Mesmo sendo uma associação inteligente, a ideia não vingou muito. Foi então que em 1907, William Willett elaborou um panfleto educativo, com a ideia que mostrava a relação da economia com o horário de verão.

Waste of Daylight – que traduzindo fica “O Desperdício da Luz do Dia” -, era uma pequena cartilha incentivando o consumo da luz natural. O projeto consistia em antecipar os relógios em 20 minutos cada domingo de abril, totalizando 80 minutos no final do mês. Ao final de agosto, os relógios passariam a voltar ao horário normal também na mesma proporção. A cada domingo 20 minutos eram acrescentados.

Foi a Alemanha o primeiro país a ver vantagem nesse sistema, adotando-o em 1916. Aqui no Brasil, o horário de verão foi adotado em 1931.

E aí, você já conhecia essa história?  O que acha do horário de verão? Conta pra gente!